Disney suspende adaptação de 'O Livro do Cemitério' após acusações contra Neil Gaiman
A Disney decidiu interromper temporariamente a produção da adaptação cinematográfica de 'O Livro do Cemitério', devido a acusações de assédio sexual feitas contra Neil Gaiman, autor da obra. O projeto estava sob a direção de Marc Forster e, apesar de não ter sido completamente descartado, teve seu desenvolvimento paralisado por múltiplas razões, entre elas as denúncias contra Gaiman.
Publicado em 2008, 'O Livro do Cemitério' conta a história de um menino que é criado por fantasmas em um cemitério após o assassinato de sua família. A adaptação para o cinema ainda não havia começado a pré-produção e não possuía elenco confirmado. Neil Gaiman não estava diretamente envolvido no filme.
Conforme relatado pela mídia Tortoise em 3 de julho, Gaiman foi acusado de ter cometido assédio sexual contra duas mulheres - uma identificada apenas como K aos 18 anos em 2003 e outra chamada Scarlett aos 23 anos em 2022. Scarlett alega que Gaiman a assediou sexualmente enquanto ela trabalhava como babá do seu filho em sua casa na Nova Zelândia. A Disney, até o momento, não se pronunciou sobre as acusações e o futuro da adaptação de 'O Livro do Cemitério' permanece incerto.
É importante notar que, enquanto as alegações estão sendo investigadas, Neil Gaiman não foi formalmente acusado ou condenado por nenhum dos incidentes alegados.