A Prominência da Programação em Língua Estrangeira no Streaming
Um estudo recente realizado pelos pesquisadores da Ampere Analysis revelou uma tendência crescente entre o público de streaming: uma quantidade significativa de espectadores assiste a conteúdos em línguas estrangeiras com frequência. Dentro do grupo demográfico de 18 a 64 anos, mais da metade dos usuários de streaming nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá consome esse tipo de programação periodicamente, sendo que uma parcela relevante o faz com grande regularidade.
Essa popularidade teve um aumento de aproximadamente 26% em comparação aos dados de 2020, quando 43% confirmaram que assistiam a conteúdos internacionais. Entretanto, foi após o lançamento do sucesso 'Squid Game' na Netflix, com mais de 265 milhões de visualizações, que se observou um pico na procura por essas produções. Com efeito, a produção coreana, a exemplo do aclamado filme 'Parasite' de 2019, está na vanguarda dessa onda de conteúdos em língua estrangeira.
A aceitação dessas obras aumentou nos mercados de língua inglesa, saltando de 22% no primeiro trimestre de 2020 para 35% em 2024. Como de costume, são os mais jovens que lideram a adoção desses programas televisivos que atravessam as barreiras linguísticas, demonstrando uma tendência crescente que redefine a paisagem de entretenimento global no ecossistema digital do streaming.